Sábado, 27 Abril 2024

PRESIDENTE DA CAIXA VISITA HOJE, SÁBADO (22) A RESERVA DE CIRIACO

  

Legenda: presidente Pedro Guimarães em evento da Instituição (Fotos: Ascom-Caixa/Reprodução)

  

Previous Next

Avaliação do Usuário: 1 / 5

Estrela ativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O prefeito Fernando Teixeira e os moradores do Povoado Ciriaco darão as boas-vindas ao presidente

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, tem previsão para chegar às 14h de hoje, sábado, dia 22 de maio, na Reserva Extrativista de Ciriaco, segundo a Equipe do ICMBio, que planejou a vinda do presidente para anúncio de investimentos em torno da linha de beneficiamento de coco babaçu. O encontro com os moradores e quebradeiras de coco será na sede do povoado que nomeia a Reserva.

Na Reserva Extrativista de Ciriaco há um projeto de exploração de babaçu e a produção de óleo com comercialização no mercado interior e exterior para as indústrias de cosméticos e farmacêuticas. É a Associação dos Trabalhadores Agro-extrativistas da Reserva Extrativista de Ciriaco (ATARECO) que está à frente da organização da produção pela população tradicional.

SOBRE O BABAÇU - O babaçu é uma planta altamente resistente. Seu fruto, de forma oval, alongada e de cor castanha floresce numa palmeira. A extração é manual. As mulheres são as figuras representativas da atividade extrativista – conhecidas como as “quebradeiras de coco”.
Do fruto apenas 6 a 8% são sementes. Destas sementes são extraídos de 65 a 68% de um óleo de cor branca a levemente amarelada. Esta cor depende da temperatura, pois se caracteriza como uma gordura à temperatura ambiente e rico em ácido láurico. O óleo é muito utilizado para fins alimentícios e na fabricação de margarinas. Ele é usado na indústria cosmética e alimentícia, na fabricação de sabões, detergentes e lubrificantes, entre outras.

Fonte: ASCOM/PMC/ICMBio

Um novo tempo já chegou!

Weblogo2021.fw

CNPJ: 01.610.134/0001-97
Av. Senador La Roque, s/n - Centro
Cep: 65921-000 - Cidelândia/MA
Telefone (99) 99644-0226
Whatsapp (99) 8805-4715

Horário de Atendimento:
08:00 às 12:00hs e das 14:00 às 17:00hs


FALE CONOSCO

Redes Sociais