Terça, 19 Março 2024

H História, Demografia, Localização e Econômia

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa

Cidelândia originou-se da extinta Companhia Industrial de Desenvolvimento da Amazônia (CIDA), subsidiária da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), que fazia a exploração de madeiras na região. O local onde a Companhia ergueu seu acampamento passou a ser chamado de Entroncamento da CIDA, e mais tarde, com o inicio da povoação, o batismo de Cidelândia (fusão: Cid + Lândia) pelos seus primeiros moradores, em particular, Júlio Josino e Josias Mendes.

Os pioneiros se instalaram a partir de 1969. Não existindo estrada, mas somente mata fechada, eles caminhavam a pé até a Rodovia Belém ? Brasília (BR-010), o que era um grande desafio, pelos inúmeros riscos e pela presença de indígenas. Com a construção da estrada, houve grande afluência de pessoas de outras regiões em busca de melhores dias. E o núcleo se expandiu tendo como principais atividades econômicas à cultura do arroz, a extração de madeiras e a pecuária extensiva. O crescimento populacional intensificou-se ainda mais com a implantação da Ferrovia Carajás/Ponta da Madeira. Cidelândia foi elevada à condição de município em 10 de Novembro de 1994, pela Lei Nº. 6.142.

Localizado na Pré-Amazônia Maranhense integrante do Bioma Amazônia, o município está situado na Mesorregião do Oeste Maranhense e na Micro Região Tocantina, tem área geográfica de 1.464 km² (um mil quatrocentos e sessenta e quatro quilômetros quadrados). Veja no mapa abaixo os seguintes limites: ao Norte com o Estado do Pará; a Leste, com os municípios de Açailândia e São Francisco do Brejão; a Oeste, com o Estado do Tocantins e com o município de Vila Nova dos Martírios e ao Sul, com o município de Imperatriz.

Já, em relação à organização administrativa do Governo do Estado, o município compõe a Regional da Pré-Amazônia que integra 8 municípios, e no aspecto da jurisdição, o foro é da Comarca de Açailândia.

A Sede do município está localizada às margens da Rod. MA-125, aproximadamente 28 km distante da BR-010 /Belém-Brasília, tendo como cidades mais próximas, Vila Nova dos Martírios há 42 km; Açailândia - 53 km e Imperatriz - 72 km. A distância da capital, São Luís é de 612 km. A ferrovia Carajás percorre em média 42 km dentro do município passando a distancia de 4 km do centro urbano. A sede municipal possui as seguintes coordenadas geográficas: -05º10’12” de Latitude Sul; -47º46’48 de Longitude Oeste de Greenwich; e 241 metros de altitude.

No que se refere ao aspecto populacional segundo o IBGE, no ano de 2010 Cidelândia contava com 13.681 habitantes, e no ano de 2014 aumentou para 14.142 habitantes. Sendo que a maioria da população encontra-se na zona rural.

Enquanto que no aspecto econômico, o município se destaca com a pecuária principalmente com a criação do gado e produção de leite, agricultura familiar (nas três áreas de assentamento) e ainda no extrativismo sustentável na Reserva Extrativista do Ciriaco e outras áreas do município.

* Fonte IBGE