Sexta, 26 Abril 2024

COMITÊ DA BOVINOCULTURA DE LEITE AVALIA E ARTICULA AÇÕES NO MUNICÍPIO DE CIDELÂNDIA

Legenda: Comitê da Bovinocultura de Leite, em reunião (Fotos: Secom/Divulgação)

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativaEstrela inativa

O Comitê Gestor Municipal da Bovinocultura de Leite esteve reunido no dia de ontem, quarta-feira, 19 de maio, na sede da Secretaria de Agricultura de Cidelândia, para pontuar as ações já realizadas e as que estão por acontecer relacionadas ao Plano de Ação Territorial (PAT), no âmbito do Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER) do Banco do Nordeste (BNB) dentro da cadeia local produtiva de leite.

Presentes, sob a coordenação de Gustavo Teixeira, agente de Desenvolvimento do BNB, 14 participantes na reunião capitaneada pelo secretário de Agricultura, Esequias Vieira - representantes da AGED, AGERP, AGROAMIGO, STTR e assessoria jurídica da Prefeitura, trataram de ocorrências em relação aos resultados do PAT. "Foi uma reunião bastante amistosa com participação ativa de todos os membros, onde foram debatidos vários temas relacionados à cadeia da Bovinocultura de Leite do município", descreveu o coordenador, complementando com a metodologia do PRODETER e os números do município já alcançados no ano de 2021.

Por conseguinte, cada membro do Comitê apresentou sugestões aos problemas apontados como forma de aumentar a produção da cadeia produtiva do leite. Compra coletiva de insumos; cursos sobre manejo e genética para os produtores permearam a pauta de sugestões. Encaminhamentos, como a busca de parceria com o SENAR para articular curso técnico a ser escolhido em acordo
com o STTR e produtores, e ainda a realização de um Dia de Campo, foram tomados.

Completam a lista de sugestões, disponibilidade de área entre os produtores para instalação de um laticínio e a realização de cursos para aproveitamento do derivado do leite (queijos doces, ...)

O secretário Esequias, em sua fala acerca de ações dentro do objetivo do Comitê da Bovinocultura de Leite, salientou o andamento do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA Leite, que vai comprar do produtor e distribuir leite para famílias em vulnerabilidade social; mencionou o trabalho da Secretaria de Infraestrutura para melhorar mais de 300km de estradas do município como forma de garantir escoamento da produção.

Por fim, debates sobre a importância de cada produtor conhecer e fazer análise do solo de sua propriedade e buscar parcerias com a Suzano para aquisição de insumos, assistência técnica e equipamentos de colheita, de modo a fortalecer o cooperativismo e
associativismo em ação articulada com Sebrae.