Quinta, 18 Abril 2024

PREFEITURA DE CIDELÂNDIA ARTICULA O CUMPRIMENTO DAS RECOMENDAÇÕES DO MPMA QUANTO ÀS MEDIDAS DE SEGURANÇA NAS ESCOLAS

O prefeito Fernando Teixeira ordenou ao seu governo que reúna com representantes da Polícia Militar, CMDCA e Conselho Tutelar para discutirem acerca das medidas adotadas que promovam o cumprimento da Recomendação do Ministério Público. Uma reunião de avaliação está marcada para terça, 18, às 15h, no gabinete

Devido às crescentes notícias acerca de ameaças de ataques a escolas públicas e privadas em todo o Brasil, o Ministério Público do Maranhão emitiu, nesta segunda-feira, 10, Recomendação para que os prefeitos de Açailândia, Cidelândia e São Francisco do Brejão, bem como os secretários municipais de Educação, tomem providências para garantir a segurança nas unidades escolares.

Autor da Recomendação, o promotor de justiça Tiago Quintanilha Nogueira, titular da 2ª Promotoria de Açailândia, também expediu o documento em Itinga do Maranhão, onde responde pela comarca.

A manifestação sugere que os gestores das escolas públicas e particulares sejam orientados a implementar rígido sistema de controle de acesso e circulação de pessoas, instalar sistema de monitoramento e/ou contratar vigia, principalmente e durante o horário letivo, e ainda que as prefeituras mobilizem suas guardas municipais para reforçar a segurança nos estabelecimentos educacionais.

O membro do Ministério Público solicitou também que os municípios deem publicidade em seus sites e redes sociais acerca da Recomendação e do canal de denúncia criado pela Operação Escola Segura www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura. A iniciativa é do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com a ONG SaferNet Brasil, e busca garantir o recebimento de informações de ameaças e ataques contra as escolas. Todas as denúncias são anônimas e as informações enviadas serão mantidas sob sigilo.

RONDAS POLICIAIS

A Recomendação também se direciona aos Comandos da Polícia Militar em Açailândia, Cidelândia e São Francisco do Brejão, para que sejam feitas rondas de rotina no entorno das escolas dos respectivos municípios.

Para os Conselhos Municipais dos Direitos das Crianças e Adolescentes, o documento ministerial orienta que desenvolvam programas e induzam políticas públicas visando combater a violência e o bullying nas escolas.

Fonte: CCOM-MPMA