Quinta, 21 Novembro 2019

O BRASIL E O MAPA DA FOME: ESTRATÉGIAS DE SUPERAÇÃO DA INSEGURANÇA ALIMENTAR NO MARANHÃO E NO MUNICÍPIO

  

  

Previous Next

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

  Foi com este tema que a Prefeitura de Cidelândia, por meio das secretarias de Agricultura e de Assistência Social, realizou nesta sexta-feira (27/09/19), na Câmara Municipal, a I Conferência Municipal de Agricultura, Segurança Alimentar e Nutricional.

  A conferência contou com a participação da sociedade civil organizada, poder público e convidados. Além dos secretários anfitriões, Agnaldo Guedes e Valdenir Coelho, compuseram à mesa Socorro Costa (Saúde), Maria Rosa (adjunta Meio Ambiente), a nutricionista Verônica, Maria Goreth (STTR), Raimundo Borracheiro (produtor rural), Luís Gonzaga (líder de associação) e o vereador Valmir.

  O evento se tornou um espaço de discussão e de construção de propostas para a erradicação dessa problemática e, como resultados, o fortalecimento da política de Segurança Alimentar e Nutricional do Município de Cidelândia.

  O secretário Agnaldo Guedes apresentou ações que o município vem realizando no tocante à agricultura familiar com a doação de sementes e a mecanização de terras para os pequenos produtores.

  A secretária de Assistência Social, Valdenir Coelho, enalteceu a parceria dos governos Municipal/Estadual na busca de estratégias para garantir à população de baixa renda uma alimentação saudável, assim como para incentivar a produção e fortalecer os Programas PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Coelho destacou o calendário de atendimento das famílias mais carentes do município com a Cesta Verde, que ocorre com regularidade.

  Concita da Pindoba, presidente do CONSEA-MA, foi quem proferiu palestra sobre a temática e que conduziu a conferência até a eleição dos delegados para a VI Conferência Estadual e das entidades que passam a compor Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Cidelândia.

  O Prefeito Fernando Teixeira há tempos sinaliza o apoio que dá ao setor primário do município. A aquisição de máquinas agrícolas, como dois tratores e uma patrol, têm contribuído desde o plantio ao escoamento da produção dos agricultores familiares, que produzem para a própria subsistência e também para a comercialização.

 

Cidelândia

Construindo um novo tempo!

 

Previsão do tempo