Domingo, 21 Outubro 2018

BELÉM: CONGRESSO DA SAÚDE REÚNE SECRETÁRIOS DO BRASIL

Cidelândia tem representação no Congresso

O município de Cidelândia, representado pela secretária Socorro Costa, participa do XXXIV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e do 6º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde que iniciou hoje, dia 25, e vai até 27 de julho em Belém do Pará, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia.

Este ano, o evento será marcado pela comemoração dos 30 anos do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), com a história da entidade, desde antes da criação do Sistema Único de Saúde e sua trajetória de enorme importância para a saúde pública do país.

Com o tema "A saúde que queremos para o Brasil – o direito à Saúde, a organização do Sistema e o Financiamento da Política de Saúde", o evento, que acontece em ano eleitoral, conta com a presença de candidatos à Presidência da República, com o objetivo de promover o debate sobre as principais propostas dos gestores municipais do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Congresso CONASEMS promoverá o encontro de mais de 5 mil congressistas – dentre eles gestores municipais de saúde, trabalhadores do SUS, e de todas as esferas de governo, representantes de instituições ligadas a saúde pública e autoridades. O encontro é um momento de troca de experiências e informações que impactam diretamente no fortalecimento do SUS.

O Congresso também conta com a tradicional Feira "Brasil aqui tem SUS", com stands dos COSEMS e parceiros. São dois stands especiais, para os COSEMS da região Norte e da região Nordeste. Também com exposição do acervo do sanitarista Gilson Carvalho durante os 3 dias de evento.

Desse Congresso, Socorro Costa, trará experiências que serão revertidas no melhoramento da saúde local. Segunda ela, a sua participação no evento - que este ano está acontecendo na Capital Marajoara, "reflete a vontade do prefeito Fernando Teixeira em ver essa área avançar mais ainda", - disse.