Sexta, 13 Setembro 2024

CIDELÂNDIA REALIZA FÓRUM COMUNITÁRIO DO Selo Unicef

O munícipio de Cidelândia deu um importante passo no referencial ao cuidado com a primeira infância. Pela primeira vez, o município concorre ao Selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

O Primeiro Fórum Comunitário do Selo Unicef aconteceu nesta quinta-feira (26), no período das 8h às 16h, na Unidade Integrada Ezequiel Garcia, e teve o objetivo de assumir um compromisso de elaborar em processo participativo, um diagnóstico da situação da população de zero a 17 anos e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam crianças e adolescentes.

Para a secretária de Assistência Social, Valdenir Coelho, “o município de Cidelândia mostrou uma parceria atuante durante todo o processo de formação e implementação do Selo, acolhendo a iniciativa e sendo uma referência para todos os municípios da Região da Tocantina”.

A abertura do Fórum contou com a presença do prefeito Fernando Teixeira, da primeira-dama, Jessica Pereira - que é embaixadora do Selo Unicef, da secretária de Assistência Social, Valdenir Coelho, do secretário de Agricultura, Agnaldo Guedes, do vereador Valmir da Sol Brilhante, que representou a Câmara, do presidente em exercício do CMDCA, Edvaldo Marques - um dos principais articuladores da solenidade com as equipes da Assistência Social, bem como representantes do Selo Unicef na cidade e representantes da sociedade civil organizada e da Secretaria Municipal de Saúde. Nos discursos, autoridades e representantes da sociedade destacaram a importância do trabalho articulado entre as secretarias para que as ações voltadas às crianças e adolescentes possam efetivamente melhorar os indicadores pesquisados pelo IBGE no tocante às políticas para essas duas faixas etárias. Também se registrou a presença de representantes do Conselho Tutelar, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, integrantes do NUCA (Núcleo de Cidadania de Adolescentes), da Policia Militar entre outros segmentos da sociedade.

Durante o Fórum Comunitário, foi apresentada a comissão Intersetorial Pró Selo Unicef. Comissão que será a principal responsável pelas ações a serem desenvolvidas no município.

Após os discursos de abertura, os trabalhos começaram com a apresentação do diagnóstico do município apresentado em palestra mágna pela assistente social, Ângela Márcia. Em seguida foram formados os grupos, onde foram formuladas propostas para serem implantadas no município com a proposta de fomentar a implementação de um conjunto de ações estratégicas de políticas públicas e de participação social para garantir a equidade no acesso aos direitos para cada criança e adolescente, sem distinção de cor, gênero, credo, condição social, local de nascimento, ou condição pessoal.

O prefeito Fernando Teixeira destacou a honra que tem em fazer o município cumprir sua missão de desenvolver ações nas áreas da saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes. "Sem medir esforços, vamos juntos melhorar os nossos indicadores”, conclamou.

CIDELÂNDIA