Segunda, 17 Dezembro 2018

SOMOS TODOS RIACHO CIDELÂNDIA

Com esse tema foi lançado ontem, quarta-feira, 6 de junho, em praça pública a Campanha 'Somos Todos Riacho Cidelândia' em prol da recuperação do riacho homônimo que acerca de três décadas sofre com a ação do homem, deixando de ser fonte de fornecimento de água para banho e uso doméstico.

Escolas, igrejas, associações, sindicatos e conselhos municipais juntamente com o poder público, representandos, levaram à população a mensagem de que é possível recuperar o Riacho a partir de ações conjuntas.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente é a propositora do projeto que vira lei por via da aprovação pela Câmara Municipal e pela sanção do prefeito Fernando Teixeira.

Presentes ao evento o anfitrião Raimundo Camelo (Secretário de Meio Ambiente) mais a adjunta da pasta, Maria Rosa, que recepcionaram o Pastor Moisés (Igreja Missionária), o vereador Valmir da Sol Brilhante, o líder comunitário Gonzaga, o professor Brito, a aluna Hellen Karoline, o Major Paiva (Instituto INDEVA), o Irmão Leandro (Clube Desbravadores), as secretárias Valdenir (Assistência Social) e Socorro Costa (Saúde), e ainda os diretores Valmir Rezende (Isaura Amorim), Valdemar (José Sarney) e Clean Gomes (Ezequiel Garcia), além de professores, alunos e populares.

Os oradores trouxeram falas de apoio à campanha e de conscientização à população que, engajada, desenvolverá papel fundamental nesse processo de revitalização do Riacho Cidelândia, pois esta será a maior beneficiada.

A popular Baixinha da Cohab, em seu depoimento, lembrou o quanto esse Riacho significou para ela e para a comunidade local. E que hoje vê com tristeza o seu estado atual.

A semente foi plantada. A meta é despoluir o Riacho Cidelândia que margeia a Rua Brasil e Henrique de La Rocque depois de cortar a 15 de Novembro até desembocar no Riacho Andirobal à altura de São Domingos. A metodologia a ser aplicada para atingir esse fim passa principalmente pela conscientização dos munícipes.

Como parte da programação, o público, após a concentração na Praça Sarney, foi em caminhada com faixas e cartazes até o ponto onde o Riacho cruza a Avenida 15 de Novembro, no centro. Tudo para chamar a atenção da população quanto à importância da Campanha ora lançada.