Segunda, 17 Dezembro 2018

SÃO LUÍS: FERNANDO TEIXEIRA FORTALECE O PAA NO MUNICÍPIO

Na Capital Maranhense o prefeito Fernando Teixeira fortalece a participação do município de Cidelândia no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O prefeito esteve acompanhado do deputado Antonio Pereira hoje, quarta-feira, 30 de maio, com o secretário da Agricultura Familiar, Julio Mendonça, para garantir o funcionamento do PAA no município sem prejuízos aos produtores locais.

Recentemente, o Programa foi lançado em Cidelândia (11 de maio), na sede da Associação dos Moradores do Povoado São Francisco. E contou com a presença da secretária de Assistência Social, Valdenir Teixeira - que representou o prefeito Fernando Teixeira, e do secretário Adalve Lima (Esportes), entre outros representantes do governo municipal.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é um mecanismo que permite ao governo comprar produtos da agricultura familiar auxiliando numa das etapas mais difíceis do processo produtivo que é a comercialização dos produtos de maneira rápida, descomplicada e encaminhar esses alimentos a quem precisa. O programa também tem o intuito de valorizar o produto regional, dinamizar a produção nas diversas regiões, resgatar a cidadania, preservar o meio-ambiente e a cultura gastronômica local.

O PAA é interministerial, coordenado pelos Ministérios de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Desenvolvimento Agrário (MDA) e executado pelos governos estaduais e municipais e, em âmbito federal, pela Conab.

No município de Cidelândia foi a entidade do Povoado São Francisco com a estrutura da Prefeitura selecionada entre mais de trezentas no Maranhão para administrar a ação que beneficia a população. A entidade recebe os produtos e repassa à Secretaria de Assistência Social que, por sua vez, destina a creches, hospital e até a famílias necessitadas.