Segunda, 10 Dezembro 2018

BALDE CHEIO: 1° DE CAMPO EM CIDELÂNDIA É RECORDE DE PÚBLICO

A Unidade Regional do Sebrae/Imperatriz, em uma ação do projeto Indústria de Laticínios, realizou na última quinta, dia 19 de abril, o Dia de Campo: tecnologia Balde Cheio.

A ação foi realizada no município de Cidelândia e mostrou práticas de sucesso alcançadas por meio da utilização da tecnologia na Chácara Santa Maria, localizada no povoado Grotão e de propriedade do produtor Sérgio Lima Soares.

Em um parceria do Sebrae com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Prefeitura de Cidelândia, envolveu os municípios da Região Tocantina e Pré-Amazônica. No evento foram apresentados os resultados produtivos e controles gerenciais da unidade demonstrativa modelo do Balde Cheio.

O 1° Dia de Campo em Cidelândia teve como parceiros as empresas Pro–Pasto, BH Agronegócios, Naandanjain, Noxon Saúde Animal, Pecplana e Matsuda, que comporam a programação de conhecimento técnico nas estações.

Foi a oportunidade onde os produtores rurais e demais profissionais que atuam com o segmento, puderam sanar dúvidas e conhecer boas práticas, para que adotem em suas propriedades e aumentem sua produtividade, obtendo informações técnicas específicas e isso é fundamental para o desenvolvimento da atividade empreendedora. No medmo momento, foram dadas orientações sobre o uso intensivo de pastagem, fertilidade do solo, nutrição de gado, dentre outros. Também compondo a programação, uma palestra magna foi ministrada pelo criador do Balde Cheio, o pesquisador da Embrapa Sudeste\SP, Artur Chinelato. Ele falou sobre Eficiência na Produção Leiteira do Maranhão.

O prefeito Fernando Teixeira, que se fez acompanhado dos secretários Agnaldo Guedes (Agricultura) e Raimundo Camelo (Meio Ambiente) e outros membros do governo, como a adjunta do Meio Ambiente, Maria Rosa, destacou a importância desse evento não apenas para Cidelândia, mas para o Estado ao tempo que se colocou à disposição dos produtores para incrementar ainda mais essas tecnologias na região.

Nota importante

A Região Tocantina é considerada uma das maiores bacias leiteiras do Maranhão e contempla diversos municípios que estão em amplo desenvolvimento na produção leiteira. A agropecuária, um dos potenciais econômicos da região concentra no Produto Interno Bruto (PIB), cerca de (R$ 41.306,97).