Quarta, 13 Dezembro 2017

CONSELHO DE MEIO AMBIENTE É ELEITO EM CONFERÊNCIA

Depois de criada pelo prefeito Fernando Teixeira, a Secretaria de Meio Ambiente, na pessoa de seu secretário Raimundo Camelo, tratou de organizar sua primeira conferência, na última sexta, 17 de novembro. Com o tema Ambiente e Desenvolvimento, a Conferência Municipal de Meio Ambiente teve o objetivo de sensibilizar autoridades e a população em geral às responsabilidades envolvidas na promoção do desenvolvimento municipal, que seja economicamente adequado e socialmente sustentável; promover o intercâmbio de experiências de de produção e de convivência sustentáveis; aperfeiçoamento de conceitos, procedimentos e técnicas de planejamento do desenvolvimento municipal e a construção de agenda comum de compromissos, tendo em vista o melhoramento da qualidade de vida e de convivência do município de Cidelândia e seus vizinhos.

A programação, que ocorreu durante todo o dia na Escola Ezequiel Garcia, apresentou e debateu políticas ambientais, e seguiu um cronograma desde o credenciamento dos participantes à apresentação do programa para a área. A palestra dialogada (roda de conversa): Pensando o Ambiente, proferida pelo professor Geraldo, na parte da manhã, foi um dos pontos máximos da Conferência cujo objetivo também ao seu final era a eleição dos membros titulares e suplentes do Conselho Municipal de Meio Ambiente - que ficou formado por representantes de entidades civis e do poder público. Nota: Esse Conselho é uma representação em nível local como o CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente), e tem a função de opinar e assessorar o Poder Executivo Municipal nas questões relativas ao meio ambiente. Nos assuntos de sua competência, funcionam também como um fórum para se tomar decisões, podendo possuir um caráter deliberativo, consultivo e normativo.

Na parte da tarde, aconteceram trabalhos em grupos, plenária e o encerramento solene com a apresentação de decisões importantes tomadas durante a realização da Conferência. Entre as quais o compromisso do prefeito e do presidente da Câmara com leis que favoreçam o meio ambiente.

A determinação do prefeito Fernando Teixeira para que a Conferência acontecesse foi destacada pelo secretário Camelo e equipe. "Toda a estrutura foi dispensada pela prefeitura. Isso demonstra que o prefeito Fernando Teixeira está preocupado com o meio ambiente", disse.