Sexta, 24 Novembro 2017

DIA DE FINADOS: CIDELANDENSES RELEMBRAM ENTES QUERIDOS

  

  

Previous Next

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

  O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas que já faleceram. É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre. 

  Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. 

 No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava. Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos. 

  Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de "Todos os Santos". O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados.

  Em Cidelândia, o Cemitério Municipal Campo da Saudade (São João Batista) foi muito movimentado durante o dia. Parentes, até mesmo os que não moram mais no município, vieram prestar homenagens aos entes queridos falecidos. A tradicional Missa de Finados foi celebrada no local.

  O cemitério, que pela primeira vez recebeu a inscrição do seu nome no muro, além de outros reparos, atraiu até vendedores ambulantes que reforçaram a economia com venda de coroas, arranjos de flores e água.

CIDELÂNDIA

Construindo um novo tempo!

Previsão do tempo

Acesso Rápido