Sexta, 22 Setembro 2017

RESÍDUOS SÓLIDOS: CIDELÂNDIA PARTICIPA DA DISCUSSÃO EM SÃO LUIS

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (SEMA), realizou na última terça e quarta, 05 e 06 de setembro, em São Luis, a primeira etapa de capacitação do Programa Estadual de Fortalecimento da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O foco do Programa é atuar junto aos gestores municipais responsáveis pela pasta com o objetivo de fortalecer a gestão sobre o assunto, e em tempo, capacitar gestores e técnicos da área quanto às questões específicas da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Nessa primeira etapa, a idéia, também, é incentivar a criação de cooperativas de catadores no sistema de coleta seletiva, além de capacitar os gestores quanto à elaboração do plano de gestão de resíduos. Já para a segunda etapa, está prevista a discussão sobre remediação de lixões, formação de consórcios públicos e construção com a devida manutenção de aterros sanitários, em data a ser informada pela SEMA.

O secretário do Meio Ambiente, Raimundo Camelo, por determinação do prefeito Fernando Teixeira, representou Cidelândia nessa capacitação no sentido de absorver conhecimentos e de buscar os caminhos para a implantação dessas políticas no município. "Não podemos esquecer o Meio Ambiente, afinal, dele tanto precisamos", disse.