Sábado, 25 Novembro 2017

PREFEITOS RECEBEM MINISTRO DA SAÚDE

O prefeito do município de Cidelândia, Fernando Teixeira, fez parte, na manhã de hoje, segunda (31), em São Luis, da comitiva de prefeitos que recepcionou o Ministro de Estado da Saúde, Ricardo Barros, no encontro realizado pela Confederação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM). O Ministro veio para anunciar a liberação de recursos para  melhorar a saúde no Estado.

Segundo Ricardo Barros, mais de R$ 200 milhões de reais em investimentos já foram repassados pelo Governo Federal ao Maranhão, sendo desse valor, R$ 160 milhões em emendas parlamentares. E agora, anunciou R$ 20 milhões para o custeio de serviços de alta complexidade e outros mais R$ 20 milhões para a Atenção Básica, que inclui o Programa Saúde da Família, para os agentes comunitários de saúde e equipes de saúde bucal. Segundo ainda o ministro, mais de 500 obras na área da saúde estão sendo realizadas em todo o Estado, sendo dessas o financiamento de seis Unidades de Pronto Atendimento (UPA), seis novas ambulâncias do Serviço Móvel de Urgência e Emergência (SAMU) e cerca de 60 obras através da Fundação Nacional da Saúde (Funasa). E para a fila de cirurgias eletivas, R$ 14 milhões foram liberados.

A continuidade do Programa ‘Mais Médicos’, que conta com 18 mil profissionais de saúde, sendo 760 médicos no Maranhão, está entre as garantias do Ministro ao Estado. Porém, deve continuar a atuar no país, com algumas modificações e sem perspectiva de ampliação dos recursos. Desse total de médicos, 11 mil eram cubanos e o Ministério da Saúde está reduzindo esse número para 7 mil, aumentando a participação dos médicos brasileiros.

A participação do prefeito Fernando Teixeira no encontro, dar-se pelas necessidades do município na área, e pela expectativa de colocar Cidelândia na relação dos municípios a serem contemplados pelos recursos do Ministério.