Quinta, 21 Novembro 2019

SÃO LUIS: CONFERÊNCIA DEBATE DIREITO À SAÚDE E FINANCIAMENTO DO SUS

O município de Cidelândia participa com representantes eleitos na Conferência Municipal

A 10ª Conferência Estadual de Saúde do Maranhão, aberta nesta quarta-feira (5), no Rio Poty Hotel, em São Luís, reuniu representantes eleitos nas conferências municipais, usuários, profissionais de saúde, gestores, prestadores, sociedade civil organizada e não organizada e teve como tema Democracia e Saúde no SUS.

O resultado desse encontro de representantes tem o objetivo de traçar democraticamente as diretrizes para as políticas públicas de saúde no Estado.

Na abertura da conferência, o secretário de Estado da Saúde do Maranhão e presidente do Conselho Estadual de Saúde, Carlos Lula, reafirmou o compromisso em continuar impulsionando e efetivando os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Participam da Conferência a representação de Cidelândia, composta pela secretária de Saúde - Socorro Costa, o coordenador da Atenção Básica - Mateus Sousa, e os populares Carioca e Faustina.

Socorro Costa, classificou como "de fundamental importância a estrututa disponibilizada pelo prefeito Fernando Teixeira para que o Município tivesse sua representação no evento que trata de melhorias para a saúde do Maranhão".

CONFERÊNCIA

O tema central da conferência é “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. Os eixos temáticos são: I – Saúde como direito; II – Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); e III – Financiamento adequado e suficiente para o SUS.

A conferência vai até sexta-feira (7).

DELEGADOS

A Conferência Estadual elegerá, nesta sexta-feira (7), os 100 delegados maranhenses que representarão o estado na 16ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília (DF), de 4 a 7 de agosto.

Cidelândia