Segunda, 10 Dezembro 2018

SAÚDE: CIDELÂNDIA IMPLANTA PRONTUÁRIO ELETRÔNICO

Um dos pontos importantes do Prontuário Eletrônico é o agendamento prévio de consultas médicas e o fim do madrugar nas unidades de saúde para conseguir atendimento

Com o objetivo de dar mais agilidade nos atendimentos nas unidades de saúde, a Prefeitura de Cidelândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou ontem, quarta (12), a implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), em atendimento à recomendação do Ministério da Saúde. Cidelândia é o segundo município da Regional da Pré-Amazônia Maranhense a implantar o sistema.

Segundo a secretária de Saúde, Socorro Costa, em entrevista à rádio local na manhã de ontem, a implantação do PEC começou pela Unidade Básica de Saúde Juarez Teixeira (COHAB), onde estrategicamente funcionará como modelo, em seguida, será instalado nas demais unidades e à medida da disponibilidade de rede de internet nelas.

“Um avanço para a coleta, registro, histórico e arquivo de informação de saúde dos nossos usuários, permitindo que a equipe realize a gestão do cuidado de forma integrada, uma vez que o PEC permite a visualização do fluxo do paciente pelos profissionais, da marcação à finalização da consulta ou procedimento”, enfatizou a secretária, acrescentando que, como o plano de governo do prefeito Fernando Teixeira já contemplava esse investimento na área da saúde, ele não mediu esforços para disponibilizar a estrutura da Prefeitura que permite a implantação do Prontuário Eletrônico.

Prontuário Eletrônico

O Prontuário Eletrônico do Cidadão é uma plataforma digital que reúne o histórico médico, os dados e os resultados de exames dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), proporcionando um ganho na qualidade e na gestão da Atenção Básica para o gestor, para os profissionais de saúde e para o cidadão.

O prontuário também permite a verificação, em tempo real, da disponibilidade de medicamentos ou mesmo o registro das visitas de agentes de saúde, melhorando o atendimento à população. Com esse sistema, também ocorre a transmissão digital dos dados da rede municipal à base nacional de saúde.

Cidelândia