Quarta, 14 Novembro 2018

ENCONTRO DA SAÚDE DISCUTE ATENÇÃO BÁSICA

A Atenção Básica ou Atenção Primária em saúde é conhecida como a "porta de entrada" dos usuários nos sistemas de saúde. Ou seja, é o atendimento inicial. Seu objetivo é orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar os possíveis casos de agravos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade. A Atenção Básica funciona, portanto, como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos.

Há diversos programas governamentais relacionados a esse campo, sendo um deles a Estratégia de Saúde da Família (ESF), que leva serviços multidisciplinares às comunidades por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), por exemplo. Consultas, exames, vacinas e outros procedimentos são disponibilizados aos usuários nas UBSs.

A Atenção Básica também envolve outras iniciativas, como as realizadas pelas equipes de saúde bucal e pelo Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), que busca alternativas para melhorar as condições de saúde na comunidade onde atua.

Com foco no fortalecimento da Atenção Básica no município, a Prefeitura de Cidelândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã de hoje, sexta (31), na sede do Sindicato dos Servidores Públicos, o I Encontro das Equipes de Saúde da Família com a finalidade de apresentar as ações desenvolvidas e de avaliar avanços, retrocessos e objetivos esperados nessa área.

Na oportunidade, como forma de valorização e aperfeiçoamento do trabalho dos agentes comunitários de saúde, foram entregues a eles kits que contém instrumentos para o melhoramento do atendimento que prestam à população.

O prefeito Fernando Teixeira, a secretária Socorro Costa com as equipes administrativas dos programas coordenaram a entrega dos kits.

Cidelândia