Quarta, 14 Novembro 2018

ATENÇÃO BÁSICA NO CENTRO DO DEBATE

Técnicos da Saúde do Estado, secretários, gestores da Atenção Básica e profissionais de saúde de todos os municípios maranhenses participaram da abertura, na manhã da última quarta-feira, 25 de abril, do Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Básica. No evento, que foi até quinta-feira (26), Governo, Ministério da Saúde e municípios dialogaram sobre a Atenção Primária no Maranhão.

O encontro, que aconteceu na Capital, teve o objetivo de construir uma agenda de fortalecimento desse campo da saúde no estado, identificando os principais desafios para a concretização de uma Atenção Básica resolutiva e capaz de coordenar o cuidado da primeira linha de atendimento, de forma tripartite, a fim de reduzir as demandas de encaminhamentos para a rede de média e alta complexidade.

PARCERIA: O coordenador de Gestão da Atenção Básica do Ministério da Saúde, Dirceu Klitzke, destacou a integração com as secretarias municipais de saúde e com o Conselho Municipal de Secretários de Saúde do Maranhão (Cosems-MA) para atingir esses objetivos. “Os resultados que temos atingido referentes à atenção primária no Maranhão são mérito das estratégias de saúde adotadas pelo Estado em parceria com os municípios, e isso fortalece toda a rede do Sistema Único de Saúde. A presença do Ministério da Saúde é uma forma de mostrar ao Maranhão que estamos unidos e que juntos com foco e eficiência, teremos uma rede pública de saúde cada vez mais resolutiva”, disse.

O presidente do Cosems-MA, Vinicius Araújo, avaliou o encontro com o Ministério da Saúde como uma estratégia ratificadora para o fortalecimento da Atenção Primária no Brasil, em especial no Maranhão. “Sabemos das dificuldades de cada gestor municipal no dia a dia do atendimento básico de saúde e, aqui, é a chance deles colocarem os pontos positivos e negativos da política de sua região e informar as principais dificuldades enfrentadas pelos profissionais nas unidades básicas de saúde. A presença do Ministério da Saúde nos incentiva a cada vez mais aprimorar a resolutividade da rede pública de saúde”, frisou Vinicius Araújo.

RESULTADOS: O produto final das discussões deste encontro foi alcançar uma alta resolutividade da atenção primária oferecida ao usuário que apresenta, por exemplo, diabetes ou hipertensão; saber identificar a doença crônica desde o inicio para evitar sequelas ao paciente e uma sobrecarga na rede de complexidade; reunir as esferas municipal, estadual e federal para fortalecer as discussões e permitir o fluxo de informações sobre avanços e obstáculos enfrentados diariamente em cada município maranhense.

A secretária de saúde de Cidelândia, Socorro Costa, e o diretor da Atenção Básica, Matheus Soares, participaram do encontro - oportunidade onde expuseram a demanda local concernente à área e a integralização do município à rede de fortalecimento proposta.