Quinta, 19 Julho 2018

AÇÕES DA SAÚDE CHEGAM ÀS ESCOLAS

A Prefeitura de Cidelândia além de garantir o funcionamento do processo ensino/aprendizagem, propriamente o ler e escrever, estende às escolas ações de saúde. Por meio da Secretaria de Saúde está desenvolvendo na Rede Municipal o Programa Saúde na Escola.

As atividades começaram ontem, dia 6 de março, pela Unidade Integrada Presidente José Sarney. Alunos dos períodos matutino e vespertino receberam a equipe da Secretaria liderada por Socorro Costa e pelo coordenador da Atenção Básica, Matheus Soares, para uma palestra com o tema DST/AIDS: Educação Sexual.

Diante da exposição de orientação, alunos puderam aprender sobre o tema já que foi franqueado um momento para perguntas e respostas.

"O Saúde na Escola vai chegar a todas", é o que garante a titular da pasta. Socorro Costa, ouvida pela reportagem, acrescentou ainda que atendendo determinação do prefeito Fernando Teixeira, a Saúde também avança com a capacitação de seus profissionais. Lembrou que recentemente, enfermeiros e técnicos da Rede Frio, - que é o processo de armazenagem, conservação, manipulação, distribuição e transporte dos imunobiológicos do Programa Nacional de Imunizações, - passaram por um treinamento ministrado pelo técnico da Gerência Regional de Açailândia, Edmilson Brandão.

Outras capacitações são contabilizadas, como a das técnicas da Região da Prata, Galiléia e Itaiguara pelo coordenador da Atenção Básica.

"A equipe da Saúde segue trabalhando até mesmo nos feriados", afirmou a secretária Socorro, em referência à campanha realizada no período carnavalesco que levou orientações sobre prevenção às drogas, dst's, dengue, chikungunya, febre amarela e o combate à exploração sexual infantil .

Prioridade no governo "Construindo um novo tempo!", - essa é a posição do prefeito em relação a Saúde. "É preciso avançar em todas as áreas da administração sem descuidar um só instante da Saúde", - enfatizou. "O compromisso que firmamos com a nossa população se renova a cada dia. A meta é melhorar ainda mais a saúde local disponibilizando médicos e a estrutura dos programas da área", - reafirmou Fernando Teixeira.