Quarta, 13 Dezembro 2017

PNAIC: MAIS DE 100 PROFESSORES PARTICIPAM DE FORMAÇÃO

  

  

Previous Next

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação, que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do ensino fundamental”.

 Para o alcance desse objetivo, as ações do Pacto compreendem um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas, disponibilizados pelo Ministério da Educação, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores.

 Desde o início do ano em curso, analisando a experiência adquirida, algumas inovações foram implementadas. O PNAIC passou a compor uma política educacional sistêmica que parte de uma perspectiva ampliada de alfabetização, trabalhando a Alfabetização na Idade Certa, a melhoria da aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental, bem como a inclusão da Educação Infantil e o Programa Novo Mais Educação.

 A principal inovação no programa em 2017 refere-se a um direcionamento maior na intencionalidade pedagógica das formações e da atuação dos formadores, articulada a um modelo de fortalecimento da capacidade institucional local, reforçando a importância de ter, na estrutura de formação e gestão, atores locais altamente comprometidos com os processos formativos e de monitoramento, avaliação e intervenção pedagógica.

 Cumprindo uma prioridade do governo Fernando Teixeira, ontem (quinta-feira, dia 30 de novembro), na Unidade Escolar Lino Coelho, a formação do PNAIC 2017/2018 contou a participação de mais de 100 professores da educação infantil, do 1° ao 3° ano e dos coordenadores do Novo Mais Educação.

 "Sempre buscando alfabetizar as crianças na idade certa, é a força que nos move diante do compromisso assumido com a educação dessas", disse o secretário de Educação Francisco Roberto quando enalteceu o trabalho de sua equipe que, "a cada dia, se empenha mais no desenvolvimento do processo educacional não só de crianças, mas de todas as faixas etárias", acrescentou.

CIDELÂNDIA

Construindo um novo tempo!

Previsão do tempo

Acesso Rápido