Quarta, 14 Novembro 2018

ALIMENTOS SÃO DISTRIBUÍDOS PELO PAA

Depois do lançamento em 11 de maio passado, na sede da Associação dos Produtores do Povoado São Francisco, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) segue cumprindo sua função social no município de Cidelândia. Já são mais de 150 cestas de alimentos naturais e produzidos na região entregues a famílias carentes, além do atendimento do Hospital Municipal, e posteriormente, às creches.

Hoje, dia 28 de junho, o secretário de Agricultura, Agnaldo Guedes e o adjunto, Américo Rocque, durante entrevista ao Programa Show do Braz -Rádio Babaçu, explicaram o andamento do PAA e as exigências que o município tem de ter para cumprir com o Programa. Ainda enfatizaram a estrutura disponibilizada pelo prefeito Fernando Teixeira, que precisou ir à Capital várias vezes para viabilizar a sua implantação.

O PAA é um mecanismo que permite ao governo comprar produtos da agricultura familiar auxiliando numa das etapas mais difíceis do processo produtivo que é a comercialização dos produtos de maneira rápida, descomplicada e encaminhar esses alimentos a quem precisa. O programa também tem o intuito de valorizar o produto regional, dinamizar a produção nas diversas regiões, resgatar a cidadania, preservar o meio-ambiente e a cultura gastronômica local.

O PAA é interministerial, coordenado pelos Ministérios de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Desenvolvimento Agrário (MDA) e executado pelos governos estaduais e municipais e, em âmbito federal, pela Conab.

No município de Cidelândia foi a entidade do Povoado São Francisco com a estrutura da Prefeitura selecionada entre mais de trezentas no Maranhão para administrar a ação que beneficia a população. A entidade recebe os produtos e repassa à Secretaria de Assistência Social que, por sua vez, destina aos beneficiários.