Terça, 23 Abril 2024

18 DE MAIO: CIDELÂNDIA NO COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

18 de Maio é o ponto máximo da mobilização em todo o território brasileiro de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Aqui em Cidelândia, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, CMDCA e o Conselho Tutelar com o apoio das polícias Militar e Civil e do Ministério Público do Estado do Maranhão, realizou uma semana de atividades voltadas para a promoção das políticas do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Entrevistas na Rádio Babaçu FM, visitas às escolas, blitz educativa, produção audiovisual e distribuição de material gráfico estão entre as principais atividades da semana do enfrentamento a esse tipo de crime, que teve ainda a colaboração do promotor de justiça, Dr. Thiago Quintanilha, com uma palestra sobre o tema, quinta, dia 18, na Câmara Municipal, para um público formado por alunos da Unidade Integrada Ezequiel Garcia, professores, pais, agentes de saúde, vereadores e outros representantes da sociedade.

Sobre a garantia desses direitos, antecedendo o promotor, usaram a palavra o presidente da Câmara, vereador Valmir da Sol Brilhante; a conselheira tutelar, Lena Lopes; a presidente do CMDCA, Catarina Mendes; a secretária de Assistência Social, Valdenir Coelho e prefeito Fernando Teixeira.

Este é o 17º ano que o Brasil se une no dia 18 de maio para reafirmar o compromisso nacional no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e de adolescentes. Mesmo após quase meio século de uma das maiores tragédias já registradas no Brasil, os dados são alarmantes. E não apenas expressam uma trajetória de violações de direitos, como revelam que ainda há um longo caminho pela frente, sobretudo no que se refere aos registros e denúncias.

ASCOM-PMC
Um novo tempo já chegou!