Sexta, 29 Março 2024

PREFEITURA, POLÍCIA MILITAR E ENTIDADES DEBATEM SEGURANÇA NAS ESCOLAS

Por determinação do prefeito Fernando Teixeira, e em cumprimento à Recomendação do Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA) sobre medidas de segurança nas escolas, estiveram reunidos nesta terça-feira, 18, às 15h, no gabinete da Prefeitura de Cidelândia, os secretários Francisco Roberto (Educação), Valdenir Coelho (Assistência Social), Socorro Costa (Saúde), Sandra Coelho (Assessora Política) e Elivan Braz (Chefe de Gabinete), que receberam o representante da Polícia Militar, Ten. Levi Guerra; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Catarina Mendes com a conselheira Raylene Silveira, e os representantes do Conselho Tutelar, Silva Neto e Ana Karoline, para tratar desta Recomendação e as providências tomadas por cada órgão representado, especificamente para esse momento que requer atenção especial, conforme observado pelo MPMA, que julga ser necessário uma medida estratégica de segurança para a próxima quinta, 20 de abril, considerando suspeitas de ataques às escolas neste dia como parte de um sombrio "jogo” nas redes sociais que visa homenagear o “Massacre de Columbine”, ocorrido nos Estados Unidos em 1999.

Pela Polícia Militar, o tenente Levi, que representou o comandante do 32° BPM, Major César, disse que a PM visitou todas as escolas do município, e em conversa com seus diretores, apresentou o serviço de viatura 24h com pronta resposta a esse tipo de violência. Indagado pelo retorno do programa Ronda Escolar, informou que as providências pelo comando já foram tomadas, e que o mesmo ocorrerá com o aumento do efetivo policial.

Pela Prefeitura, o secretário de Educação, Francisco Roberto e os professores Evandro Correia (técnico da SEMED) e Antônio Ramos (vice-presidente do CME), apresentaram um protocolo com medidas de segurança e que deve ser seguido por todos, desde o vigia ao diretor a partir do recebimento do aluno no ambiente escolar. Esse protocolo seguirá com cópias para a população, Polícia Militar, Imprensa e Ministério Público.

A exposição da equipe da Educação foi acompanhada pelas secretárias Socorro Costa e Valdenir Coelho. Socorro acrescentou a necessidade de estender o trabalho ostensivo/preventivo da PM ao Hospital Municipal e aos postos de saúde. Ainda na sua fala, relatou os trabalhos da equipe de saúde mental no amparo às pessoas com algum tipo de transtorno, e que a gestão municipal viabiliza a implantação de um Centro de Atenção Psicossocial para melhor acompanhar quem necessita desse tratamento. Valdenir reiterou a fala de Costa, dizendo que "é sim importante ampliar a assistência de segurança pela PM aos demais órgãos públicos e a qualquer local que promova aglomeração de pessoas, pois pode ser estratégia de criminosos chamar a atenção dos agentes de segurança para as escolas, enquanto outros locais ficam descobertos e alvos fáceis para atos violentos".

A presidente do CMDCA, Catarina Mendes, expondo a Recomendação do MPMA, ao tempo que se colocou à disposição dos órgãos presentes, conclamou os representantes da Educação para desenvolverem programas que combatam a violência e o bullying nas escolas. Entre outros pontos, destacou a importância da continuidade do trabalho em parceria dos conselhos com as instituições de segurança, observação que também foi feita pelo conselheiro Silva Neto. Na oportunidade, Neto defendeu mais interação entre poder público, polícias e conselhos quanto às políticas de segurança nas escolas.

Por fim, a reunião coordenada pelo chefe de gabinete, Elivan Braz, terminou com o compromisso, entre os representantes, de desenvolver e implementar o que for pertinente ao atendimento da Recomendação do Ministério Público.

----------------------------
ASCOM-PMC
Um novo tempo já chegou!